Ambientes e Repositórios do projeto

O time de desenvolvimento do PTRF adota um fluxo de desenvolvimento baseado no Git Flow, criado por Vincent Driessen em 2010.

(Branch: develop)

(Ambiente: dev-sig-escola)

É o ambiente usado para integração do trabalho em andamento na sprint. A branch develop é atualizada com as novas funcionalidades e correção de bugs feitos em branches separadas criadas a partir da branch develop.

A atualização de develop deve seguir as seguintes regras:

• Receber as atualizações referentes a uma história ou bug apenas quando o trabalho estiver concluído e testado em ambiente local pelos desenvolvedores envolvidos.

• Receber, preferencialmente, apenas um PR para o back e um PR para o front por história ou bug, salvo exceções como, por exemplo, a correção de problemas encontrados pelo QA durante os testes em homologação.

• Os PRs devem passar por revisão de código (code-review) antes de serem mesclados em Develop.

• Os PRs feitos para develop devem referenciar a história ou bug que demandou a alteração (Ex: AB#1234).

Homologação

(Branch: homolog)

(Ambiente: hom-sig-escola)

É o ambiente usado para homologação das entregas referentes à sprint em desenvolvimento. É neste ambiente que o QA faz os seus testes e onde as entregas são apresentadas para a PO durante a Review.

A atualização de homologação deve seguir as seguintes regras:

• Receber as atualizações referentes a uma história ou bug apenas quando o trabalho estiver concluído e testado no ambiente de desenvolvimento pelos desenvolvedores envolvidos.

• Receber, preferencialmente, apenas um PR para o back e um PR para o front, por história ou bug, salvo exceções como, por exemplo, a correção de problemas encontrados pelo QA durante os testes em homologação.

• Os PRs feitos para homolog NÃO devem referenciar a história ou bug que demandou a alteração. Isso deve ser feito apelas nas atualizações feitas em develop

(Branch: master)

(Ambiente: sig-escola)

É o ambiente de produção onde os usuário usam de fato o sistema. Recebe atualizações a partir do ambiente develop, ao fim da sprint, ou de hot-fixes.

A atualização de master deve seguir as seguintes regras:

• Receber apenas atualizações a partir branches de release criadas a partir de develop ou de branches de hot-fixes.

• Os PRs de atualização de master não devem referenciar histórias ou bugs.

Homologação 2

(Branch: homolog-r2)

(Ambiente: hom2-sig-escola)

É o ambiente para homologação de correções e ajustes diretos em produção (hot-fixes). É neste ambiente que desenvolvedores, QAs e POs testam e homologam os hot-fixes.

A atualização de homolog-r2 deve seguir as seguintes regras:

• Deve receber as atualizações referentes a uma história ou bug (com tag de hot-fix) apenas quando o trabalho estiver concluído e testado em ambiente local pelos desenvolvedores envolvidos.

• Deve receber, preferencialmente, apenas um PR para o back e um PR para o front, por história ou bug, salvo exceções como, por exemplo, a correção de problemas encontrados pelo QA durante os testes.

• Os PRs devem passar por revisão de código (code-review) antes de serem mesclados em homolog-r2.

• Os PRs devem referenciar a história ou bug que demandou a alteração.